terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Infância e Adolecência (2)

As garotas que mais gostavam dele chegavam a se odiar umas às outras (por exemplo: a Lurdinha Ferreira, a Carolina Paula, a prima Vera Paula, a Maria Pelourinho, etc).
Todas tinham ciúmes por ele, pois não queriam perder a disputa...
Assim que completou os vinte anos foi selecionado para servir o Exército, e foi escalado para o quartel de Tavira, ao sul de Portugal, na escola de cabos mercianos, aonde passou dois meses, descobrindo uma vida nova de militar.
Depois foi transferido para o quartel de Mafra, talvez o maior de Portugal, que chegou a conter mais de 2.000 soldados e mais ou menos 300 oficiais.
No decorrer das instruções e avaliações de seus superiores foi escolhido para “ordenança” do comandante geral do quartel (Tenente Coronel). Muito respeitado pela família, ele sempre acompanhava suas filhas fora do quartel.
- o -

Assim se passaram dezoito meses e chegou o tempo de regressar novamente à casa paternal, aonde era esperado com muita ansiedade.
Era 18 de Outubro de 1955, quanta alegria ele guardava em si próprio para essa chegada, mas não sabia que seu pai estava doente e de cama já há alguns dias, mas quando escutou as primeiras falas do filho que chegava em casa, não esperou ele chegar até a cama, se levantou e veio ao encontro abraça-lo, eram muitas saudades do filho predileto.
A maior tristeza da família foi que alguns meses depois o tão querido papai piorou e no dia 4 de janeiro de 1956 falecia por motivo de bronquite crônica.